4 min de leitura

Desenvolver um app, um site ou sistema não é tão simples quanto pode parecer.

O investimento em um projeto desses contempla valor/hora dos profissionais envolvidos, quantidade e a complexidade das integrações necessárias, hospedagem em sistemas de infraestrutura, dentre outros fatores.

Geralmente são necessárias em média 800 horas* de trabalho divididas por diversos especialistas para chegar em um produto final completo.
*Irá variar de acordo com a complexidade do projeto

Aqui na Total Commit, o cálculo feito para chegar no valor final do seu produto é feito a partir da soma dos seguintes fatores/ variáveis:

Calculo do valor: custos com escritório + equipamentos de ponta + equipe full-time com mais de 70 funcionários + impostos = investimento no projeto

A EQUIPE

A equipe envolvida em um projeto desses pode contar com:

  1. Desenvolvedores de sistemas nativos (iOS e Android)
  2. Webdesigners e especialistas em UX
  3. Desenvolvedores Back-end e Front-end
  4. Desenvolvedores especializados em linguagens híbridas (Ionic e Angular Native)
  5. Líderes técnicos
  6. Gerentes de conta
  7. Especialista em infraestrutura

Veja quanto custa desenvolver um aplicativo na calculadora de preços.

  1. Desenvolvedores de sistemas nativos (iOS e Android)
    São programadores especializados em linguagens e tecnologias voltadas para aplicativos de smartphones.Contudo, é necessário pelo menos dois programadores diferentes, pois cada sistema (iOS e Android) possui uma linguagem de programação específica e completamente diferente uma da outra.
  2. Webdesigners e especialistas em UX
    Webdesigners são os responsáveis por fazer o design de interface (UI) das páginas do projeto. Toda a parte visível para os usuários (front-end) foi pensada e desenhada por esse profissional. Especialistas em UX são designers que vão pensar como cada área do aplicativo deve ser desenhada e como as informações vão ser dispostas nas telas, levando em consideração a melhor interação com o usuário. Além disso, são eles os responsáveis por validarem as interfaces desenhadas através da organização de testes de usabilidade, garantindo que o projeto proporcione a melhor experiência possível.
  3. Desenvolvedores back-end e front-end
    Um projeto de desenvolvimento web conta com dois elementos o front-end (o que o usuário enxerga) e o back-end (conjunto de códigos que ditam como aquele sistema irá funcionar.). Um desenvolvedor front é o responsável por transformar em código o layout elaborado pelos webdesigners. Já o desenvolvedor back-end desenvolve os códigos de como as interações irão se comportar à cada ação que o usuário fizer. Na prática funciona assim: se o usuário clicar em um botão de comprar em um app, o item deve ser adicionado ao carrinho (back-end). A forma como o usuário vê isso (um quadrado com a foto do item, um botão em vermelho escrito em branco etc) é função do front-end.
  4. Líderes Técnicos
    São profissionais da área técnica que gerenciam a equipe de desenvolvedores, elencam funções e prioridades e vão traduzir as necessidades dos clientes em ações de desenvolvimento/programação.Na Total Commit, são os líderes técnicos os responsáveis pelos sprints** semanais.
    **Sprint é uma das formas de gerenciamento através de metodologia ágil.
  5. Gerentes de Conta
    São as pessoas responsáveis pelo atendimento e acompanhamento dos clientes desde a etapa de prospecção e vendas até o final com a entrega do projeto finalizado. São eles que fazem o contato para a elaboração da proposta e acompanhar o andamento do projeto para garantir a satisfação dos clientes.Junto com os líderes técnicos, os gerentes de conta são os únicos que estão 100% envolvidos no projeto do início até ao fim.
  6. Especialista em infraestrutura
    Para todos os sistemas funcionarem, eles precisam estar integrados à servidores e todos os outros elementos que formam um ecossistema de infraestrutura. Contudo, esse ecossistema não é auto-regulado, ou seja, para ele funcionar perfeitamente, sem interrupções ou indisponibilidade, é necessário ter uma pessoa por trás operacionalizando isso tudo.São profissionais extremamente qualificados, pois trata-se de responsabilidades essenciais e complexas.

O VALOR FINAL

A quantidade de profissionais qualificados trabalhando nesses projetos, a demanda por infraestruturas complexas e utilização de muitos recursos fazem com que os investimentos em projetos de desenvolvimento sejam mais elevados.

Manter um escritório capaz de ter toda a equipe unida, trabalhando coletivamente em um mesmo espaço e com equipamentos de ponta requer uma estrutura robusta e dispendiosa. Além disso, o Brasil é um dos países com as maiores taxas de impostos, tanto sobre produtos e serviços quanto sobre funcionários registrado. Todos esses e outros fatores influenciam no investimento e, consequentemente, na qualidade do seu produto.

CONCLUSÃO

Ao levantar orçamentos, é preciso ter em mente margem de investimento, necessidades, e fazer uma análise preditiva do ROI esperado para entender o melhor momento para iniciar o projeto.

Muitas vezes, algumas organizações buscam economizar nisso, buscando trabalhos de freelancers ou de empresas quaisquer, e no final das contas acabam tendo que reinvestir o dinheiro contratando outra empresa para acertar erros cometidos na primeira tentativa.

Pesquise a melhor solução para o seu negócio e caso queira tirar alguma dúvida, entre em contato com o atendimento da Total Commit.