3 min de leitura

Conteúdos em Realidade Virtual estão cada vez mais presentes na internet mas nem todo mundo sabe disso.  Por conta disso, montamos uma lista do que tem de melhor em Realidade Virtual.

Ao final, veja as dicas para aproveitar da melhor forma a experiência com VR (do inglês Virtual Reality).

Google Spotlight Stories

O Google Spotlight Stories é um canal no Youtube e aplicativo para smartphone (Android e iOS) que tem uma biblioteca com diversos vídeos e histórias imersivas, em sua maioria com ilustrações. Selecionamos dois deles que se destacaram: “Pearl” e “HELP”.

Pearl

Essa animação do Google Spotlight Stories é um curta sobre a jornada de vida de um pai e uma filha, sob a perspectiva de um carro. É o primeiro filme em Realidade Virtual a concorrer ao Oscar em 2017.

HELP

O único curta em VR do Google Spotlight Stories que não é de animação (até agora). Esse filme conta a história de um meteoro que cai na Terra, dando início a uma invasão alienígena. Mesmo que o tema não seja do interesse de algumas pessoas, essa é uma ótima dica de vídeo em Realidade Virtual para assistir, pois dá uma noção de como os conteúdos serão num futuro próximo. Vários especialistas já preveem que esse tipo de conteúdo seja a próxima grande tendência.

Além disso, os efeitos especiais estão muito bem feitos.

Youtube VR

A rede social de vídeos criou um canal em sua plataforma exclusivo para compilar e divulgar conteúdos em Realidade Virtual. Tem desde vídeos de montanha russa até de paraquedistas, shows em 360 e muito mais.

National Geographic VR

A NatGeo, uma das maiores produtoras de documentários, criou um aplicativo com vídeos em 360º que podem ser assistidos em VR para maximar a experiência imersiva. São conteúdos incríveis de uma perspectiva totalmente nova, como esses dois exemplos abaixo.

Seus vídeos também estão disponíveis no Youtube.

NYT VR – The New York Times VR

Esse app do jornal americano The New York Times tem uma biblioteca vasta com diversos vídeos que levam o espectador para lugares inimagináveis. Desde os lugares mais quentes do planeta até o fundo do oceano, da guerra na Síria contra o Estado Islâmico até um lugar calmo para meditar.

Para acessar o conteúdo, é preciso baixar o app para Android ou para iOS.

Kuula VR

Esse site possui diversas fotos e vídeos em VR e 360. Para melhor visualizar o em tela cheia é preciso baixar o app para Android ou para iOS. Nele, você ainda pode fazer o upload da sua própria imagem em VR e experimentar com seus conteúdos.

Escritório da Fulllab

Também entramos nessa tendência e fizemos uma foto em 360 para que todos possam conhecer nosso escritório virtualmente. É possível colocar em modo VR clicando no ícone do óculos na barra inferior para ter uma experiência ainda mais imersiva.

Dicas para experiências VR

  1. Assista em modo de tela cheia. Se o seu navegador mantém a barra de buscas visível, busque assistir pelo app, pois eles geralmente deixam em tela cheia
  2. Coloque fones de ouvido bluetooth para ativar os outros sentidos e se sentir ainda mais dentro da cena.
  3. Desative o bloqueio automático da tela. Isso faz com que o celular não apague a tela enquanto você está no usando os óculos VR. Em Androids, essa opção não está disponível em todos os modelos de smartphones, mas em iPhones sim. Se você usa iOS, vá em Ajustes> Tela e Brilho > Bloqueio Automático > Nunca. Pronto!

Conclusão

A Realidade Virtual tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, tanto como forma de entretenimento como novas formas de interação entre públicos e marcas.

Recentemente, o Facebook anunciou o seu próprio óculos de realidade virtual, o Oculus Go, que não depende de smartphone, pois possui sua própria tela de LED de alta resolução e ainda tem os próprios auto-falantes para reproduzir os sons

O grande diferencial do VR é a capacidade de transportar o usuário para novas realidades e inseri-lo dentro das cenas, fazendo com que ele se sinta ainda mais parte daquela “história” que está sendo contada.