Para saber quanto custa um app, primeiro você precisa entender como é calculado esse valor, pois demanda muitos esforços e não é tão simples quanto parece.

1 min de leitura

Conheça a Total Commit, a software house da Fulllab com soluções para o seu e-commerce


A cada ano que passa os números de utilização de smartphones não param de crescer em todas as classes e idades. Desta forma, todos os dias milhares de aplicativos são enviados para aprovação na AppStore ou no Google Play.

Cada vez mais os aplicativos são capazes de nos ajudar em questões do nosso cotidiano, tal como recordar uma reunião marcada há dias ou um medicamento a ser tomado diariamente em determinado horário. Dentre os tops, o Uber ou Airbnb, que iniciam a experiência online, através do app, e finaliza no offline;

O valor para desenvolvimento conta com diversos fatores, desde o valor/hora do desenvolvedor até a complexidade do aplicativo. O primeiro fator é a hora por desenvolvimento, abaixo uma média a partir de cada região do mundo:

Em seguida, a complexidade para desenvolvimento da aplicação:

Com base nos números do gráficos, podemos calcular as seguintes estimativas (em dólares):

  • $ 4.500 – $ 45.000 para aplicações simples
  • $ 7.500 – $ 75.000 para aplicações medianas
  • $ 22.500 – $ 225.000 para aplicações altamente complexas (até 1.500 horas)

 

Tendo como referência os dados e cálculos da RollnCode, segue o valor estimado para criação de apps conforme os citados abaixo (*O custo e tempo de implementação são desconhecidos):

Twitter
Para criação de um aplicativo com funções similares ao Twitter e, dependendo do nível de conhecimento do desenvolvedor e designer, o valor estimado é entre $ 50.000 a $ 250.000.

Instagram
É um aplicativo um pouco mais complexo, depende da criação de filtros, tratamento de imagens, back-end etc. Reduzindo algumas funcionalidades, de modo a tornar uma aplicação mais barata, a estimativa é entre $ 100.000 a $ 300.000 em um período de 3 a 6 meses.

Pinterest
Com as funcionalidades de “pinar” e compartilhar imagens categorizadas em seu mural, a aplicação é menos complexa do que as anteriores, com uma equipe pequena é possível desenvolver em poucos meses e entre um valor de $ 100.000 a $ 120.000

Para cálculos aproximados, você pode usar a tabela abaixo:

Você pode calcular a estimativa do seu aplicativo através da ferramenta “Quanto custa um app?” da Total Commit.