Investir na interface e na experiência do usuário com seu produto é o primeiro passo para conseguir um bom retorno em seus negócios.

1 min de leitura

UI | Design de Interface

O termo UI significa User Interface ou, em português, Design de Interface. É tudo aquilo que é perceptível visualmente, ou seja, a parte gráfica que vai dar a cara do seu app, site ou qualquer outro projeto de desenvolvimento. Esta é a área responsável em capacitar a interação entre o usuário e o dispositivo, software ou aplicativo. O objetivo do UI é entender as necessidades do usuário e desenhar uma interface com elementos de fácil utilização tornando a experiência amigável.

UX | Experiência do Usuário

Apesar de parecido com o termo anterior, as áreas são distintas. O UX – User Experience ou Experiência do Usuário é responsável pela satisfação do usuário enquanto utiliza o dispositivo, software ou aplicativo proporcionando uma “experiência inesquecível” e criando uma relação “emocional” com a marca.

Por exemplo, o profissional de UI desenha um website e o UX busca garantir uma navegação satisfatória de acordo com o comportamento do usuário com cada elemento do site. Para melhor entrega são realizados testes A/B a fim de encontrar a melhor disponibilidade das informações de acordo com o objetivo final do produto.

QUAL A IMPORTÂNCIA DELES NO DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO?

Com as oportunidades e necessidades identificadas, os benefícios encontrados ao transitar por essas duas áreas são muitos, tais como:

  • Prevenir erros do usuário
  • Equilibrar design, interação e funcionalidades
  • Redução de custos com suporte e manutenção
  • Divulgação espontânea devido a boa experiência
  • Aumento de vendas

Conheça a Total Commit, a software house da Fulllab com soluções para o seu e-commerce