É a primeira vez que uma plataforma essencialmente móvel supera o sistema operacional da Microsoft em tráfego online.

1 min de leitura

Conheça o Mobfiq – a plataforma de desenvolvimento de aplicativos nativos


Em 2017, pela primeira vez, a plataforma Android superou o Windows como o principal meio de acesso à Internet no mundo. Os dados foram coletados e divulgados pela empresa Stat Counter, que monitora um volume de 15 bilhões de visitas mensais a páginas de mais de 2,5 milhões de sites na web. No ranking a plataforma móvel do Google respondeu por 37,93% dos acessos em março de 2017, enquanto o Windows obteve 37,91%.

Android supera Windows em tráfego online

A diferença de 0,02 ponto percentual é pequena, mas vem para nos mostrar a concretização de uma tendência. O mobile já se consolidou como o principal meio de acesso à internet no Brasil e no mundo.

Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, em 2015 “92,1% dos domicílios brasileiros acessaram a internet por meio do telefone celular, enquanto 70,1% o fizeram por meio do microcomputador”. Logo, é esperado que essa diferença entre Android e Windows cresça a cada ano.

Ainda no ranking levantado pela Stat Counter, a plataforma iOS ficou em terceiro, com 13,09%, e o OSX, plataforma da Apple para desktops e laptops, apareceu em quarto, com 5,17%. Plataformas desconhecidas representaram 2,85% do tráfego e o Linux, 0,75%.

Porém, os dados levam em consideração todos os dispositivos. Se forem excluídos os acessos de dispositivos móveis, o sistema operacional da Microsoft mantém uma larga liderança, respondendo por 84% dos acessos. É importante frisar também que a pesquisa da Stat Counter se refere somente à navegação em sites na web. Não estão incluídos, portanto, os acessos à aplicativos móveis. E é sabido que o usuário móvel passa muito mais tempo usando aplicativos do que navegadores em seu celular.

Confira a pesquisa completa aqui.